Como inovar no jornalismo e captar recursos? Quais são os desafios e oportunidades nos novos formatos? Esses são alguns dos questionamentos feitos por estudantes e jornalistas. Para debater e trazer respostas para essas perguntas, seis veículos de mídia independente de Alagoas realizam a 1ª edição do Fórum de Inovação no Jornalismo Alagoano (FIJA), que acontecerá no dia 26 de novembro, das 8h às 18h, no Sebrae Alagoas, localizado no Centro de Maceió.
Faça a sua inscrição aqui.
Com mesas, painéis, workshops e pausas programadas para networking, as atividades apresentadas terão a inovação como foco, discutindo modelos de negócio, ferramentas jornalísticas, jornalismo de dados e outros mecanismos Além da programação local, o evento contará com a presença de Sérgio Miguel Buarque, da Marco Zero Conteúdo, e Gabriela Caesar, da Google Brasil.
O FIJA é uma iniciativa da Agência Tatu e Olhos Jornalismo, com patrocínio do Sebrae Alagoas, a partir do edital “Patrocínio e Eventos”, que apoia a viabilização de eventos que tenham a inovação como eixo central em sua programação, valorizando o empreendedorismo e a geração de negócios inovadores. O Fórum, que conta com a colaboração das iniciativas Mercatus Jornal, Revista Alagoana, Mídia Caeté e Eufemea, tem o objetivo de apresentar novos caminhos para o jornalismo alagoano.
“Sempre foi um desejo nosso conseguir juntar quem inova ou deseja inovar no jornalismo de Alagoas e poder discutir sobre os desafios, conquistas, novas formas de comunicar, projetos e produtos, além de estabelecer uma ligação entre esses profissionais e organização. O FIJA vem pra concretizar esse sonho”, conta Graziela França, diretora de conteúdo da Agência Tatu.
Variando em tempo e experiências no mercado alagoano, a ideia das iniciativas é criar uma ponte entre profissionais que se esforçam para repaginar seus empreendimentos e estudantes que anseiam por processos comunicacionais mais inclusivos, diversos e dinâmicos.
Para o jornalista Jean Albuquerque, editor do Olhos Jornalismo, a promoção de espaços como esse contribui para reoxigenar a área e repensar estratégias relevantes e assertivas para serem usadas na comunicação local.
“Iniciativas como essa são importantes para o fortalecimento do jornalismo local. Acredito na coalizão das organizações no sentido da manutenção dos nativos digitais e de qualificar o debate sobre o jornalismo independente no Estado, além da oportunidade de conhecer de perto como elas funcionam. O público vai poder se deparar com o que há de mais inovador no fazer jornalístico”, acrescenta.
Inscrições
As inscrições para o Fórum de Inovação no Jornalismo Alagoano (FIJA), que acontecerá no dia 26 de novembro, já estão abertas e podem ser feitas neste link. O investimento é de R$40 para profissionais e R$20 para estudantes. Todos os inscritos receberão certificados de participação de 8 horas do evento.
Confira a programação abaixo:
9h – Abertura
9h10 – Palestra – Empreendedorismo e inovação – Sebrae Alagoas
9h20 – Mesa – Jornalismo independente e multiplataforma: impacto no cenário local – com Jean Albuquerque (Olhos Jornalismo), Vanessa Oliveira (Mídia Caeté) e Bertrand Morais (Revista Alagoana)
10h10 – Workshop – Introdução ao Jornalismo de Dados – com Graziela França (Agência Tatu)
11h30 – Palestra – Marco Zero Conteúdo: a consolidação do jornalismo independente do Brasil, a partir do Nordeste – Sérgio Miguel (Marco Zero Conteúdo)
12h10 – Intervalo para almoço e networking
14h00 – Bate-papo – Modelos de negócios locais, Géssika Costa (Ajor) entrevista Marcelo de Arruda (Mercatus Jornal) e Raíssa França (Eufemea)
14h50 – Workshop – Construindo visualizações incríveis para as suas reportagens – Lucas Thaynan (Agência Tatu)
14h50 – Workshop – Ferramentas especiais para trabalhar com dados – Lucas Maia
16h20 – Coffee-break e Networking
17h – Palestra – Descobrindo pautas e insights com o Google Trends, com Gabriela Caesar, do Google Brasil
18h – Encerramento
Serviço:
O que: Fórum de Inovação no Jornalismo Alagoano (FIJA)
Quando: 26 de novembro (sábado)
Onde: no Sebrae Alagoas, Centro de Maceió
Localização: https://goo.gl/maps/7dXcVoNa13bXydS87
Por Agência Lume e Olhos Jornalismo - Felipe Ferreira, Felipe Migliani, Fernanda Calé e Jean…
Por Felipe Ferreira Apesar da urgência na adoção de câmeras corporais pelos militares da Polícia…
Por Felipe Ferreira A participação de nomes ligados a forças de segurança nas eleições tem…
Acordar pouco depois do sol nascer e enfrentar uma longa jornada até o trabalho é…
Quem, afinal, determina, os rumos da capital alagoana? No período tenso das eleições municipais, as…
A Braskem — empresa que afetou diretamente a vida de 60 mil moradores dos bairros…