O que somos?

O Olhos Jornalismo é um coletivo de mídia independente em Alagoas que busca amplificar as vidas e os fatos dos que são colocados à margem. Fundado em março de 2020, todo o conteúdo é baseado na tríade da defesa aos direitos humanos, pluralidade e independência editorial. O foco é realizar coberturas relevantes e trazer temas urgentes à sociedade alagoana, como o direito à moradia digna, a valorização da cultura das periferias, o acesso à saúde, o combate aos mais variados tipos de opressão, dentre outros.

Para isso, o Olhos Jornalismo se propõe a quebrar estigmas e a respeitar a diversidade de ideias, apresentando um conteúdo de interesse público, horizontal, propositivo e com narrativas plurais que possam cobrir as lacunas de informação e a invisibilidade de histórias ainda encontradas na sociedade.

No solo que já hospedou o maior quilombo de resistência das Américas, marcado por muitas lutas e ainda assim rico em contradições, nos apresentamos como uma organização de mídia independente.

Missão

Nossa missão é produzir jornalismo investigativo, independente e periférico, alicerçados na produção de conteúdo ético, transparente e responsável, a fim de contribuir com a emancipação humana e manutenção do Estado Democrático de Direito.

Visão

Suscitar o jornalismo independente em Alagoas e nos tornar referência como organização de mídia no estado.

Valores

Defesa irrenunciável dos Direitos Humanos

Promoção à diversidade de vozes

Democratização da comunicação

Política de correção de erros

Como atividade humana, o jornalismo também está sujeito a falhas. Consciente da importância da abertura do diálogo e respeito aos nossos leitores e a sociedade em geral, o Olhos Jornalismo possui uma política de correção de erros. Para isso, o leitor deve enviar ao e-mail olhosjornalismo@gmail.com o título da matéria, o link e o trecho que precisa ser alterado junto a uma explicação sobre a proposta de mudança. Após esse processo, o texto é alterado e um disclaimer no final do material é adicionado explicando a atualização e o erro cometido.

Diversidade da equipe

Raça: 100% negros

Gênero: 80% de mulheres e 20% de homens

Linha do Tempo: histórico de ações e conquistas 

|Abril de 2020| – Integra coalizão de comunicação comunitária para a produção de conteúdos para as periferias de Maceió sobre a pandemia de Covid-19;

|Novembro de 2020| – Vencedor da Bolsa de Jornalismo & Territórios, da Énois Agência de Jornalismo, para produção de reportagem sobre a primeira infância em Alagoas. O resultado pode ser conferido aqui -> Aquilo que não fomos: 73% das mortes de bebês em Maceió poderiam ser evitadas

|Dezembro de 2020| – Vencedor da categoria “Melhor Contribuição Política”, da Mostra Sururu de Cinema Alagoano, com o documentário “À espera de um milagre: relatos de sonhos perdidos de frente para a Lagoa”. Veja aqui -> documentário

|Junho de 2021| – Curso de seis meses da Énois Conteúdo para aprimorar a cobertura sobre dados, vacina, primeira infância, justiça climática, questões indígenas, segurança pública e jornalismo de solução. Como resultado do curso, seis reportagens especiais foram produzidas com apoio da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, Porticus e Open Society Foundation – Veja aqui: 1, 2, 3, 4 e 5.

|Junho de 2021| – Parte da equipe integra o Programa de Jornalismo de Dados de Segurança Pública ofertado pelo Instituto Sou da Paz e, como resultado, produz uma reportagem especial ->  Negros presos com drogas são mais enquadrados por tráfico que brancos em AL

|Julho de 2021| – Selecionados na edição 2021 do Google News Initiative Innovation Challenge, desafio internacional realizado pelo Google para buscar soluções inovadoras para o jornalismo na América Latina. O projeto foi desenvolvido em uma coalizão com mais oito veículos nordestinos para a execução de uma pesquisa sobre acessibilidade no jornalismo, além de um app de notícias para pessoas cegas. Entenda + aqui!

|Setembro de 2021| – Citado na Folha de S. Paulo como uma das 20 organizações de jornalismo independente que as pessoas devem conhecer e apoiar. Leia aqui!

|Abril de 2022| –  Resultados da pesquisa “Acessibilidade no jornalismo: um problema que ninguém vê” e aplicativo Lume (notícias acessíveis para pessoas cegas e com baixa visão) são lançados após aporte do Google News Innovation Challenge. Leia a pesquisa e baixe o aplicativo -> pesquisa | app

|Julho de 2022| – Produção de podcasts sobre os temas ‘autonomia da mulher cega e conflitos de identidade racial para pessoas cegas’ em coalizão com organizações de mídia independente no Nordeste.

|Agosto de 2022| – Entregue série de podcasts “autonomia da mulher cega e conflitos de identidade racial para pessoas cegas”. Confira aqui!

|Agosto de 2022| – Selo Plural: projeto colaborativo do UOL com coletivos independentes, de periferias e favelas para a produção de conteúdo original. Saiba mais!

|Agosto de 2022| – Vencedor do 4º Edital de Jornalismo de Educação da Jeduca (Associação de Jornalistas de Educação) e Itaú Social. Dentre 54 pautas que foram inscritas no concurso, o Olhos Jornalismo foi um dos 4 selecionados para produzir uma série de reportagens com a temática da educação. Entenda!

|Novembro de 2022| – Série de reportagens “Bairros afundando, alunos sem escola: o impacto do crime ambiental da Braskem em Maceió” vai ao ar com impacto de republicação em veículos nacionais como Agência Pública, Observatório da Mineração e Mídia Ninja.

|Novembro de 2022| – Olhos Jornalismo realiza em parceria com a Agência Tatu de Jornalismo de Dados o I Fórum de Inovação no Jornalismo Alagoano (FIJA), com a presença de mais de 150 estudantes, jornalistas, acadêmicos e entusiastas da área da comunicação. O evento teve o apoio de outras organizações de jornalismo digital do estado, como Mídia Caeté, Mercatus, Revista Alagoana e Portal Eufêmea.

|Fevereiro de 2023| – Olhos Jornalismo integra a nova edição do Prato Firmeza – Campo e Cidade, o primeiro guia gastronômico a mapear restaurantes, bares, lanchonetes e carrinhos de comida das periferias brasileiras.

|Abril de 2023| – Olhos Jornalismo inicia parceria com a Black Adnet, empresa fruto de uma parceria entre a Alma Preta e a Zygon, que une dados, tecnologia, mídia programática, conteúdo e propósito com o objetivo de criar uma rede em que todos ganham: público, veículos e anunciantes.

|Junho de 2023| – Olhos Jornalismo recebe bolsa da Embaixada e Consulado dos Estados Unidos do Brasil, por meio do Departamento de Estado dos EUA, para participar do Congresso de Jornalismo Investigativo da Abraji.

|Setembro de 2023| A convite da Embaixada e Consulado dos Estados Unidos no Brasil, por meio do Departamento de Estado dos EUA e em parceria com a Énois – Laboratório de Jornalismo, Olhos Jornalismo participa do TechCamp Belém.

|Outubro de 2023| Olhos Jornalismo recebe bolsa da Associação de Jornalistas de Educação para participar do Congresso da Jeduca, em São Paulo

|Novembro de 2023| Olhos Jornalismo é contemplado com GNI Startups Lab do Google, que tem como objetivo contribuir com as novas iniciativas da indústria de notícias para que elas possam inovar e desenvolver novos modelos de negócios mais inclusivos e sustentáveis

|Novembro de 2023| Após meses de desenvolvimento do projeto em parceria com diversas organizações e o Ministério da Cultura, Prato Firmeza é lançado em SP 

|Dezembro 2023| Como parte do programa GNI Startups Lab, o Olhos Jornalismo, de 4 a 8 de dezembro, foi à São Paulo para participar de uma formação presencial na Echos – Laboratório de Inovação e na sede do Google. A semana foi marcada por trocas e novos aprendizados entre as equipes contempladas pelo programa e pelo desenvolvimento de um produto inovador.

|Dezembro de 2023| Olhos Jornalismo integra Redação Nordeste, projeto encabeçado pela Marco Zero Conteúdo e que conta também com a Mídia Caeté, para a produção de conteúdo conjunto sobre o maior crime ambiental em área urbana do mundo: o Crime da Braskem.